Notícias
Comunicados
05 / Dez / 2018
Integral Bilíngue

Integral Bilíngue

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O INTEGRAL BILÍNGUE

integral-bilingue2.jpg

O programa está em constante desenvolvimento e foi constituído exclusivamente dentro da proposta pedagógica do Colégio Lato Sensu, não sendo trazido de outras realidades educacionais. Este conteúdo está sujeito a alteração até o início da aula.

1. O que é o Programa Integral Bilíngue?
É uma oferta de atividades pedagógicas extracurriculares, em caráter opcional (aos pais que desejarem), que ocorrerá a partir de 2019, nas Unidades Ponta Negra e Adrianópolis, exclusivamente no turno vespertino.

2. Quais atividades serão ofertadas?
Formação bilíngue através de curso de língua inglesa praticado diariamente, esportes, dança, música, linguagem computacional e movimento maker, acompanhamento das tarefas de casa, além de cursos eletivos como teatro, culinárias, etc.

3. Quais unidades oferecerão/contarão com o programa?
Considerando que o programa requer uma estrutura física ideal para atender às necessidades diárias dos alunos, será ofertado, a partir de 2019, nas unidades Unidade Ponta Negra e Adrianópolis, em Manaus.
Em 2020, pretendemos estender para as demais Unidades.

4. Quais séries serão atendidas em 2019?
Adrianópolis – Jardim II ao 5º ano.
Ponta Negra – Maternal ao 8º ano.
O programa será estendido para, no futuro, contemplar todas as séries.
A oferta de vagas é limitada.

5. Quais horários e dias do programa?
O INTEGRAL BILÍNGUE ocorre em 05 dias na semana, de segunda a sexta. O horário oferecido será no turno vespertino, iniciando o programa assim que o aluno sai de sala de aula pela manhã, incluindo o banho (conforme série indicada), o almoço e o descanso, terminando as atividades diárias até aproximadamente as 18h, com a imersão na língua inglesa. A partir do Fundamental II o programa pode se estender até às 19h.

6. O programa irá modificar a rotina, a metodologia ou o conteúdo das turmas regulares da escola?
Não. Todas as atividades da escola continuam normalmente, sem interferência do programa. O INTEGRAL BILÍNGUE ocorrerá em paralelo e como complementação ao regular.

7. Quando os pais terão mais informações?
A secretaria das Unidades, bem como as coordenações e o SAP (Serviço de Atendimento aos Pais) já possuem as informações necessárias para atender os pais. As matrículas do integral iniciam 10 de dezembro e as vagas são limitadas.

Sobre a divisão de turmas e rotina dos alunos:

8. Divisão das turmas
Class Baby A: Maternal e Jardim I (Ponta Negra)
Class Baby B: Jardim II e III (Ponta Negra e Adrianópolis)
Class Kids A: 1º 2º e 3º (Ponta Negra e Adrianópolis)
Class Kids B: 4º e 5º (Ponta Negra e Adrianópolis)
CLass Teens A: 6º e 7º (Ponta Negra)
Class Teens B: 8º (Ponta Negra)

9. Dependendo da quantidade de alunos, as séries podem ser desmembradas, mas o programa atende à divisão acima, respeitando a individualidade e necessidade de cada série. Livros estarão  disponíveis em dezembro nas secretarias e SAP para os pais poderem ver o material. Em média 20 alunos por sala.

10. Atividades que teremos durante a semana:
Daily Routine – nome dado ao regimento interno do integral – Professora de sala de aula que ficará das 13h às 19h acompanhando a rotina dos alunos. Inclui a rotina do momento que o aluno sai da aula de manhã e toma o banho, depois almoça, participa das atividades com a condução da professora titular na língua inglesa.
Bilingual (Aula de inglês) – 1h20min por dia (06h por semana) – ministrada pela professora titular da sala até o 5º ano. E 1h20min – ministrado por um professor de língua inglesa específico do 6º em diante, conforme divisão de turmas. Material utilizado – Bilingual Experience – Park School.
Coding & Maker (linguagem computacional e programa maker) – 01h (por semana), ministrado por um professor horista específico da área. Sala de aula com computadores e atividades que reúnem a linguagem computacional, a programação no computador e outros dispositivos e o movimento maker. Não requer aula de nivelamento. Material utilizado – Mind Makers. Atividade conduzida em português.
Music Class (Aula de música) – 02h (por semana), ministrado por um professor horista – Cada turma terá acesso aos instrumentos violão, violino, teclado e percussão. O professor irá conduzir a aula sempre apresentando o instrumento designado a turma (alunos terão acesso a todos os instrumentos). No entanto, o aluno irá optar por qual instrumento escolher para seguir as aulas semanalmente. Material utilizado – desenvolvido pela própria escola. Atividade conduzida em português.
Judo (judô) – 02h (por semana), ministrado por um professor especialista. Os alunos serão agrupados por faixa etárias específicas. Requer nivelamento aos alunos que já fazem judô. Alunos serão preparados para torneios. Atividade conduzida em português.
Ballet (Balé) and Dancing- 02h (por semana), ministrado por uma professora específica. Os alunos serão agrupados por faixa etárias específicas. As aulas para alunos a partir 5º ano também contemplará outros ritmos. Os alunos serão preparados para mostras de músicas anuais. Atividade conduzida em português.
Homework (Tarefa de Classe) – 1h a 2h por dia – ministrado pela professora da turma. O tempo poderá não ser suficiente para terminar a tarefa de casa, em especial em dias de maior fluxo de conteúdos e atividadesf. Haverá pós-horário do integral para complemento dessa tarefa de casa. No entanto, é importante ressaltar que, eventualmente, a tarefa de casa poderá não ser totalmente realizada no integral, cabendo ao aluno concluir em casa e apresentar no dia seguinte. Além disso, constará no regimento interno do integral que o aluno poderá eventualmente perder algumas aulas no turno vespertino para concluir a tarefa de casa. Atividade conduzida em português e em inglês.
Electives (Eletivas) – 01 a 02 horas por semana. Atividades com duração de um bimestre, escolhida para cada grupo de alunos como teatro, culinária, etiqueta e boas maneiras, ateliê de artes, coaching, etc. As aulas ocorrem às sextas-feiras. Material desenvolvido pela própria escola. Atividade conduzida em inglês.
Tool (oficinas para Educação Infantil) – atividades recreativas com foco na psicomotricidade, através das quais será trabalhado o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, abrangendo coordenação visomotora, coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, esquema corporal, organização perceptiva, lateralidade, dentre outros.
Soccer – 02h (por semana) – ministrado por um professor horista. Foco em torneio. Atividade conduzida em português.
Volleyball – 02h (por semana) – ministrado por um professor horista. Foco em torneio. Atividade conduzida em português.

11. Uniforme – mesmo uniforme da manhã, flexibilizando o uso da bermuda de educação física para algumas séries do Integral. Atividades específicas como balé e judô precisam de roupas específicas, comprados pelos pais. Para o futsal deverão usar uniforme específico, oferecido pela escola, para o pai adquirir. Orientações sobre esses uniformes teremos a partir de janeiro.

12. Em 2019, as atividades oferecidas serão somente para alunos da escola, seja o integral ou as modalidades avulsas realizadas em contraturno, visando não impactar a rotina da escola. Ou seja, alunos de outra escola não poderão realizar o integral ou modalidades avulsas no Colégio Lato Sensu.


Coordenação e equipe pedagógica:

13. Para o melhor andamento do Integral, teremos uma coordenadora Geral, que atuará na gestão do programa como um todo, inclusive realizando interface com a rotina da escola, sempre que necessário. Ela comandará o Integral nas duas Unidades (Ponta Negra e Adrianópolis), inclusive gerenciando a qualidade dos serviços oferecidos e acompanhamento junto ao corpo técnico. Em cada Unidade teremos, ainda, uma orientadora que conduzirá a rotina diária dos alunos e o atendimento aos pais.

14. O programa da Park (de língua Inglesa) requer até o 3º ano do Ensino Fundamental um professor titular da turma, falando somente inglês com os alunos, e um auxiliar da turma que poderá eventualmente falar em Português, em poucos momentos, na sala de aula. Logo, até o 3º ano, haverá 02 professores por turma.

15. As salas do Integral no Adrianópolis vão ocorrer assim:
Uma sala na Educação Infantil (com Jardim II e Jardim III).
Duas salas no Ensino Fundamental (uma com 1º, 2º e 3º ano / uma sala com 4º e 5º ano). Podendo alterar a divisão de séries por turma.
Uma sala de robótica, uma de música, uma de dança e uma de judô.
Sobre o refeitório, haverá dois espaços: um refeitório no bloco da Educação Infantil, para alunos do Jardim II ao 1º do EF e outro espaço para atender os alunos do 2º ao 5º do EF.
O espaço de sono dos alunos até o 1º ano será localizado no bloco da Educação Infantil, com caminhas móveis específicas para idade deles. A partir do 2º ano os alunos irão descansar e serão acompanhados em atividades lúdicas após o almoço.
Sobre o banheiro no Adrianópolis, alunos do maternal ao 5º ano tomam banho, no vestiário da quadra, usado exclusivamente para o programa integral, no horário de 12h às 13h. Alunos do Jardim II ao 1º do EF tomarão banho no banheiro da Ed. Infantil. Todos sempre acompanhados pela equipe de profissionais da escola.

16. Na Ponta Negra, os espaços já contemplam os mesmos mencionados acima, de acordo com a estrutura da unidade.

17. Até o quinto ano, teremos especialistas, pedagogos ou licenciados atendendo às demandas do Integral. A partir do 6º ano teremos professores de disciplina específica (Matemática, Português e Ciências).

18. As aulas de esporte serão focadas em competições, logo não serão no estilo de aulas de educação Física. A equipe técnica será comporta de professores de esportes federados e com foco em levar alunos para torneios.

19. Alunos que fazem esporte na escola poderão ser liberados da Ed. Física, se desejarem. Vamos criar registro e o repasse de desempenho para garantir qualidade nessa equivalência.

20. Em Linguagem Computacional, utilizaremos o material do Mind Makers com uma sala e materiais específicos para a disciplina. A atividade irá englobar robótica (criação de modelos de robôs que são movimentados por meio de ações computacionais) e codificação e linguagem computacional (aprofundamento de conhecimento de softwares e programação).

21. Cronograma de ações para o Integral:
Envio do comunicado aos pais via agenda até o 7º ano e disponibilização no site da escola sobre as 50 informações importantes sobre o integral – 12.11
Atendimento das coordenações, orientações, SAP e secretarias com informações sobre o Integral aos pais – 12.11
Reunião coletiva com os pais interessados em tirar dúvidas – 19.11, 08h ou 10h, no Adrianópolis / 21.11, 08h ou 10h, na Ponta Negra.
Atendimento aos pais individualizado com a coordenação ou Direção – a partir de 22.11
Reunião com os pais dos alunos matriculados no integral para apresentação da rotina – 28.01.19 (data prevista)

 

Sobre documentos e formalizações:

22. Haverá um contrato de prestação específico para os pais assinarem do Integral no ato da matrícula.

23. O Regimento escolar Interno do Integral é oriundo do Regimento Escolar Interno da escola, porém com algumas especificidades. Requer leitura e concordância dos pais, pois o processo de acompanhamento e cobrança será o mesmo da escola.

24. Não precisará de novos documentos dos pais e alunos para matrícula no integral (fotos, Rg, Comprovante de residência, etc.)

25. Início das matrículas – 20.11 – Início das aulas – 06 de fevereiro.


Sobre as refeições e lanches:

26. A refeição será fornecida por uma empresa especializada que atuará dentro das unidades onde teremos o Integral bilíngue, com o acompanhamento diário de uma nutricionista.

27. No Adrianópolis e Ponta Negra, haverá refeitório destinado aos alunos, que utilizarão o espaço também para interação com os professores na língua inglesa.

28. Realizaremos o envio do cardápio (de almoço e lanche) em inglês para os pais quinzenalmente.

29. Os pais poderão levar o aluno para almoçar, neste caso, o aluno perderá o momento de imersão na língua inglesa na hora do almoço.

30. Os pais podem optar por enviar o lanche da tarde do aluno.

31. Alunos com restrições alimentar deverão ser informados no ato da matrícula.


Sobre venda de material do Integral:

32. Materiais vendidos do integral: livro da Park (editora responsável pelas aulas de língua inglesa ministrada no programa até o 6º ano), livro da Oxford (livro de inglês do 7º e 8º ano) e livro do Mind Makers (linguagem computacional), poderão ser comprados durante a venda regular dos livros da escola.

33. Valores destes materiais estarão disponíveis no período de venda dos mesmos na escola. O aluno precisará ter o material didático para participar das aulas.
 

Sobre os valores do Integral:

34. O programa foi desenvolvido para ocorrer em sua totalidade durante 05 dias (5x) na semana. Somente dessa maneira conseguiremos garantir que a imersão do aluno na língua inglesa seja mais significativa e que todas as atividades oferecidas venham a contribuir para a formação integral do aluno. Porém o pai pode optar pelo programa 3x, 4x ou 5x por semana.

35. Valor do integral – Valores poderão ser obtidos no Setor de Matrículas fone (092) 3649 5000

36. O responsável do aluno que optar por ter o filho 03x ou 04x por semana no programa não terá a oferta de todas as atividades e também terá menos aulas de língua inglesa, podendo parte do seu livro de inglês não ser usado. Além disso, os alunos terão que se adaptar à rotina do integral e a oferta das atividades destinadas a cada dia.

37. Em 2019, o pagamento ocorrerá em 11 parcelas (fevereiro a dezembro).

38. Aluno que ingressar no meio do mês realizará o pagamento pró-rata, até o próximo vencimento, ou seja, valor referente aos dias que faltam para completar o mês.
 

Modalidades avulsas:

39. Aulas de balé, música, judô e esportes poderão ser escolhidas de forma avulsa, por pais que não desejem participar do programa completo do integral, mas que gostariam que seus filhos participassem dessa modalidade.

40. Os valores das modalidades avulsas serão apresentados em fevereiro, quando também iniciam as matrículas para essas aulas.

41. O programa foi desenvolvido para atender um número limitado de alunos por sala. Por isso, as vagas são limitadas. Não haverá reserva de matrícula. O aluno precisará estar normalmente regularizado na matrícula no turno matutino para poder matricular no programa Integral, no vespertino.

42. Alunos com pendências, sejam financeiras ou pedagógicas no turno matutino, não poderão matricular no integral.

Comente essa publicação